Autores





LUÍS MANTA



Nasci em Lisboa no começo do ano de 1956, de nomes próprios me deram Luís José e apelidos de mãe e pai Inácio Manta, infelizmente, muito cedo, direi demasiado cedo, comecei a trabalhar na actividade bancária onde estive no activo 40 anos, agora estou reformado.
Pelos meus 12 anos iniciei a prática da minha grande paixão, o futebol de salão. Joguei os torneios de verão, joguei os 2 Torneios Eusébio, o campeonato organizado pela defunta Liga, e o campeonato da F.P.F.S., aos 32 anos pendurei as botas e abracei a carreira de treinador.
Sou portador de Cédula de Treinador do Nível IV (não significa que perceba muito do assunto).
Como praticante para além das equipas de bairro, joguei no G.D.Quintinha e G.D.Correio da Manhã, como treinador, até agora, G.D.Nova Gente, G.D.Correio da Manhã, S.C.Vila Verde, C.F. Estrela Da Amadora e S.L.Benfica (Equipa sénior feminina).  Até agora, 19 títulos conquistados.
Fiz uma curta incursão como monitor de cursos de treinador da ANTF.
No começo do site FutsalPortugal colaborei com o Tó Ramos com comentários e artigos técnicos.
Criei o blog de artigos técnicos e tácticos de futsal :  http://futsalmanta.blogspot.pt/









LOBO PIMENTEL




Jornalista, 66 anos, ligado à modalidade como director e fundador do Correio da Manhã, director e fundador do Sport Lisboa e Benfica, director desportivo do Atlético Clube de Portugal, e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol de Salão na altura da transição do Correio da Manhã para a Associação de Futebol de Lisboa (Futebol de 5).
Como praticante, participou no 1.º Torneio de Futebol de Salão do Sporting Clube de Portugal (finais dos anos 50), no ringue da sede na Rua do Passadiço, pela equipa dos Flechas (Sporting) e Estrelas do Nacional de Natação (anos 60).
Com a entrada no jornalismo vestiu as camisolas dos jornais “O Século”, A Luta, Gazeta dos Desportos, Diário de Notícias, Correio da Manhã e A Bola nos torneios de imprensa nacionais, e da Selecção de Jornalistas nos torneios ibéricos.









NUNO LOPES




Chamo-me Nuno Lopes e nasci em 1970.
Nunca fui jogador de Futsal, não sou Professor, nem tenho qualquer curso de Treinador. Motivo mais do que suficiente para que os Sábios considerem que de Futsal nada entendo.
Para agravar não sou adepto de nenhum Clube da "Tricéfalia" dominante da Sociedade Portuguesa, o que quase faz de mim um ET.
Para cumulo desvalorizo o futebol, apenas acompanhando com entusiasmo os jogos do "meu" Belenenses.
Sou Dirigente, e apenas por acidente. 
A minha ligação ao Futsal nasce por acidente, quando no inicio da década de 90 vou trabalhar para uma Empresa onde já era funcionário o meu grande Amigo Manuel Jorge. Acompanhei com interesse os seus anos de jogador assistindo aos seus jogos, e assim dei os primeiros passos como amante de Futsal.
Em 2001 e também por acidente sou convidado pelo Manuel Jorge para o ajudar na sua carreira de Treinador que tinha dado inicio no Clube de Futebol de Chelas, algo que me deu muito prazer pelo fantástico Grupo que tínhamos, pelos princípios altruístas que tínhamos todos, e pelos grandes progressos conseguidos. Amadorismo total. 
Em 2003 apresentei ao Clube de Futebol "Os Belenenses" um projecto que previa uma proposta de aquisição dos direitos desportivos do CF Chelas, iniciando-se na 3ª divisão nacional, e que se propunha a atingir a 1ª Divisão em apenas 2 anos. Para surpresa minha, e porque tinham ja sido apresentados à Direcção do Belenenses mais 4 ou 5 projectos diferentes, esta decidiu apostar no nosso projecto. Por acidente, e porque não existia ninguém com conhecimentos de futsal para exercer funções directivas, eu avancei. Até hoje... O que aconteceu nestes 10 anos é historia. Uma rica e maravilhosa historia, que espero ter tempo para contar aos meus filhos, e lhes explicar porque nunca tenho tempo para eles.
O Futsal é para mim um vício, maior que todos os outros. Já consegui deixar de fumar e já deixei outros vícios. E embora fosse um grande desejo da Família que colocasse um ponto final, o vício do futsal cada vez vai tomando mais conta de mim. Penso que para sempre.







FERNANDA PIÇARRA




Treinadora de Futsal desde 1992
Coordenadora das equipas femininas de futsal do CRC Quinta dos Lombos desde 1998
Treinadora Principal da Selecção Universitária Feminina de Futsal em 2012 e Adjunta em 2010
Na direcção da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto desde 2010.




 








 MANUEL PINA FERREIRA


Chamo-me Manuel Pina Ferreira e nasci em 1953, na cidade do Porto. 
Sempre fui um ”louco” pelo desporto, mas nunca tive habilidade para ser praticante de qualquer modalidade. Optei, então, por outro caminho, para me inserir no fenómeno desportivo. 
Comecei como árbitro, inscrito na Associação de Futebol de Salão do Porto. Senti e continuo com a convicção que era um bom árbitro, mas deixo para os outros essa apreciação. A meio, da minha carreira de árbitro, fui convidado, para transitar para o dirigismo, que aceitei. Assim, passei a pertencer como elemento cooptado ao conselho de Arbitragem da FPF Salão. Sendo posteriormente responsável pelas nomeações dos árbitros do Norte e conselheiro das nomeações nacionais. Posteriormente, fui nomeado Sub-delegado do Norte da FPF Salão, tendo a responsabilidade de gestão das Associações do Porto, Aveiro, Minho e Viana do castelo. 
Apresento aqui, o meu agradecimento e justiça a todas as excelentes funcionárias que me ajudaram nesta gestão, pedindo desculpas, para não nomear nenhuma, deixando-lhes o direito de se identificarem. No período conturbado da fusão entre o Futebol de Cinco (FPF) e Futebol de Salão, fiz parte das Comissões que trabalharam em todo o processo, podendo ter a veleidade de me assumir como membro da equipa fundadora do actual futsal. 
Fui, conjuntamente, com o doutor Carlos Coutada e com excelente prestação da (minha) funcionária do Minho (Vizela) o iniciador da actividade de todo o Futsal da AF de Braga, fazendo transitar todos os clubes do Futebol de Salão para o Futsal dessa Associação. Apresento, os meus agradecimentos, pela confiança depositada, a todos os clubes que estiveram envolvidos nesse processo. 
Fui um dos fundadores da Liga de Clubes de Futebol de Salão do Porto e posteriormente, como dirigente da Fundação Jorge Antunes, eleito com membro da Direcção da Liga Nacional de Clubes de Futsal. 
Passei, em seguida para director-geral do GD Fundação Jorge Antunes, onde estive cerca de cinco anos, digo com vaidade que transformei uma equipa num Clube Nacional que todos respeitam. 
Depois de um hiato de três anos, ingressei no Boavista Futebol Clube, como dirigente da equipa sénior do Clube, de onde saí, quatro anos depois. Neste momento exerço, outra actividade neste Grande clube, mas uma actividade abrangente e não exclusiva de futsal. 

Sobre futsal, “estou desempregado” sendo e serei sempre, um simples adepto.



Sem comentários:

Enviar um comentário