NUNO LOPES


SEXTA-FEIRA, 1 DE FEVEREIRO DE 2013

A APOSTA NOS SUB-20 Por Nuno Lopes



Tem hoje inicio a “Final4” do Torneio Inter-Associações para Equipas de Sub20 em Futsal, organizado pela FPF em parceira com a A.F.Viseu.
Em jogos a realizar no Pavilhão Municipal de Nelas e no Pavilhão do Inatel em Viseu, irão medir forças as Equipas representativas das Associações Distritais de Viseu, Braga, Leiria e Lisboa.
Se acerca das duas primeiras apenas sei o muito que leio, e que pesquiso em sites e blog’s da modalidade, dos Clubes e das Associações, e até nas próprias páginas pessoais que alguns integrantes publicam nas redes sociais, sobre Leiria tenho algum conhecimento por alguns jogos que vi.
A Seleção de Viseu joga confortavelmente em casa e muitos de nós sabemos a importância que isso possa ter quer na moralização dos participantes do jogo, mas também na pressão extra que sobre eles exerce a cobrança de vitórias. Pelos dados recolhidos sei que pratica um futsal de pendor atacante e que tem alguns executantes com elevada capacidade de jogo. Muito boa a surpresa da sua presença nesta Final4.
Já é tempo de Viseu ter uma Equipa na principal divisão nacional. Quer pela importância que Viseu tem enquanto cidade no panorama demográfico nacional, mas porque é um Distrito de gente empreendedora, trabalhadora, que muito pode contribuir para que o futsal possa consolidar a sua implantação enquanto melhor modalidade de pavilhão a nível nacional. É também importante que os responsáveis pelos principais Clubes de Futsal do Distrito possam ter condições para fazer uma aposta na juventude nos seus planteis seniores. Para que isto possa acontecer a Formação tem que ser de qualidade, as experiências a nível nacional não se podem ficar por este Torneio anual, e as condições de treino necessitam ainda de ser muito melhoradas.
Leiria é um distrito com tradição no Futsal muito pela longa permanência das Equipas do Colégio Instituto D.João V nos principais patamares da modalidade. É um distrito com elevado número de jogadores e equipas em competição, e tem vindo a revelar-se numa muito boa capacidade de outros Clubes em apresentar frutos de um trabalho já com alguma qualidade, como o Casal Velho, o Arnal, Amarense pelas equipas do concelho das Caldas da Rainha, nomeadamente a Casa do Benfica das Caldas da Rainha, atuais Campeões Distritais em Juniores B (lembro-me particularmente desta equipa por terem “roubado” ao meu Belenenses a possibilidade de se ter sagrado Vencedor da Taça Nacional na Época passada, surpreendendo com excelentes executantes).
Num jogo entre Viseu e Leiria fica a certeza de que o vencedor será uma Equipa de qualidade, e que poderemos assistir a momentos de bom futsal. A evolução do futsal nestes 2 distritos dependerá muito do acompanhamento que for feito destes jovens nos próximos anos, e daqueles que agora são ainda juniores B.
Presente no 2º jogo, a Seleção Distrital de Braga apresenta já outro tipo de argumentos. Com varias equipas nas divisões nacionais, onde se destacam os primodivisionários Piratas de Creixomil e Sporting de Braga (ambas com vários jogadores nesta Seleção), Braga é, como sempre foi um Distrito com um Futsal muito forte, onde a Fundação Jorge Antunes (hoje Desportivo Jorge Antunes) era a estrela mais cintilante. O trajeto que traçou na 1ª fase deste Torneio é revelador do seu potencial, pois deixou para trás a Seleção do Porto que era para mim e para muitos outros, uma das principais candidatas á vitoria final.
Ainda que os Campeonatos Distritais de Juniores A e B careçam de alguma competitividade, nota-se nas equipas do distrito de Braga uma forte motivação em apostar em jovens nos seus planteis Seniores. Contam para isso com gente de bastante capacidade, desde técnicos a jogadores, e também dirigentes. Estou certo que essa aposta continuará a dar os seus frutos.

Quando comecei a ser mais do que um adepto nesta modalidade, fazia-me uma certa confusão escutar “fulano A é muito melhor jogador, tem a escola do Norte… fulano B é formidável pois vem da formação do Clube X ou Y”… Esta minha estranheza nada tem a ver com sectarismos pois tenho o grato prazer em guardar centenas de amizades por agentes desportivos e adeptos do norte e pelo Pais fora. Tinha mais a ver com o facto de que olhando para magníficos sub20 que eu via despontar por Lisboa (Pedro costa, Benedito, Nuno Neves, Drula… e o melhor de todos até então, Marco Reis) custava-me a acreditar no que assistia depois pelos ringues (sim porque escalões de Formação em Pavilhão era raridade) em que meia dúzia de bolas e 6 coletes divididos aleatoriamente chegavam para se chamar de “Boa Formação”. E eu estranhava e pensava “porque diabo não fazemos um trabalho de qualidade? Será que no norte são Super-Homens?” E não eram de facto. Trabalhavam era mais, e sobretudo melhor....
Atribuo a radical mudança que hoje vivemos, a vários fatores.
*     O principal motivo é a maior aposta que os Clubes têm feito na formação. Seja pela “campeonite” exacerbada, seja pelo altruísmo social, seja ainda pela racional e firme vontade em apostar em jogadores jovens e nacionais nas suas equipas seniores. O que é certo é que têm sido os Clubes a investir, pois ter apenas jogadores e técnicos não chega para competir, falta o mais importante: a Equipa;
*    Outro motivo muito importante, e que os Sábios gostam de focalizar com maior incidência tem a ver com a melhoria da qualidade dos técnicos. Sem dúvida alguma que hoje a qualidade do treino nos jovens é bastante maior do que o era á 10/15 anos. Se bem que o maior êxito deve ser atribuído ao Treinador anónimo que faz um excelente trabalho de procura e acompanhamento de jovens valores, há alguns Treinadores em Lisboa a quem se deve reconhecer o mérito e que eu aproveito o meu tempo de antena para o fazer: Paulo Gomes, Jorge Monteiro, Estrela, Artur Fernandes, Rodrigo Pais de Almeida, Pedro Nova e João Ferreira, Ricardo Lobão, e um daqueles a quem a vida momentaneamente virou as costas e que tinha tudo para ser O MELHOR, e com quem tive o grato prazer de trabalhar e conviver, o Hugo Santos. Considero-me um privilegiado pois consigo ter a  ·         trabalhar comigo aquele que considero o melhor, e aquele que interpreta na integra tudo o que entendo ser imprescindível neste escalão de sub20, o Carlos Teixeira.

*         Não se pense contudo que estes são os suprassumos e alguns gurus. Foram alguns dos que contribuíram para que Lisboa seja hoje um Distrito onde se pratica uma formação bem melhor do que o era. Importante seria que os melhores técnicos de Futsal verdadeiramente se interessassem pela formação. Não basta ostentar o “título” de Coordenador disto ou daquilo, e as suas equipas apresentarem índices qualitativos baixíssimos. Isso não faz evoluir o Futsal. Seria importante que os melhores técnicos nacionais estivessem mesmo naos escalões de formação. Nesse particular devo destacar e realçar a aposta feita pelo SL Benfica em finalmente querer ter qualidade na sua formação, e ter escolhido alguém como o Alípio Matos como responsável por todos os escalões. O trabalho é de médio prazo, e esperemos que tenham paciência e saibam esperar. A bem do futsal distrital e nacional;
*         Outro fator tem a ver com a competitividade do Campeonato de Juniores A. Se bem que o Sporting mantenha a linha do magnífico trabalho que tem feito ao longo dos últimos anos, e seja consecutivamente o maior candidato a vencer todas as provas em que esteja presente, nota-se também que existem outros Clubes que também consecutivamente têm conseguido apresentar bons projetos e boas equipas, como o Vila Verde, Leões de Porto Salvo, CAD, Sassoeiros e AMSAC (ainda que estes 2 esteja este ano na 2ª divisão, são boas “escolas”), e principalmente o Belenenses por ter vindo ao longo dos últimos 4 anos a encurtar distancias para o denominador comum do escalão;

É por demais evidente que considero que a Seleção de Lisboa é a principal favorita a vencer este Torneio revalidando um título conseguido por uma equipa em que 5 jogadores repetem a presença este ano. Ainda que com verdadeiros “Tiros no Pé” cometidos na génese da sua formação, esta Seleção de Lisboa tem a vantagem de ser composta na sua maioria por jogadores de Clubes que competem na divisão maior do nosso futsal. São exceção os jogadores do Belenenses. Todos eles têm bons hábitos de treino, a grande maioria habituada a ritmos de jogo elevados, e principalmente com hábitos de campeões.
Senão vejamos:
6 deles são Campeões Nacionais em Juniores A, 4 deles por 2 vezes; 8 deles são Campeões Distritais, em vários distritos; 4 deles já tinha sido anteriormente Campeões Distritais em Juniores B, sendo que 2 deles o foram a nível nacional e por 2 clubes diferentes. 1 deles fez parte de um plantel de uma Equipa que conquistou uma Taça de Portugal.
E para que se tenha uma verdadeira noção do potencial desta equipa faço questão de referir que para além das escolhas feitas por quem legitimamente tem o poder de as fazer, ficaram ainda de fora valiosíssimos jogadores como o André Ribeiro (Leceia), o João Amaral (Portela), o Gorgulho e o Miguel Ângelo (Sporting), o Vando Moreno , Nuno Barros, Hugo Eduardo, Pauleta, Fred, Moutinho (todos Belenenses), o Ruizinho e Telmo Cunha (Vila Verde), o Lipe, Porfírio, Pedro Martins, e Cláudio (Leões de Porto Salvo) Luís Cruz (Sassoeiros) Esteves (Loures) e Rudson (Fonsecas).
Que fique bem claro que apoio 100% esta Seleção, como já tinha dito anteriormente. É a minha Seleção. Tem muito do meu trabalho de já alguns anos, assim como de muitos dos meus colegas viciados no futsal. Considero que uma Seleção que possa ter na sua Equipa jogadores com esta qualidade é sempre favorita a vencer seja que jogo for. E merecem vencer. Os mais atentos conhecem muitos deles, eu apenas destaco alguns:
*         Ivo Oliveira – Um verdadeiro craque, um goleador na linha do Fernando Cardinal. Irá ter grande futuro no futsal, e as presenças nas Seleções irão estender-se ás Nacionais. Nos últimos 10 metros da quadra é verdadeiramente mortífero.
*         João Marques – quando um dia conseguir aliar a motivação á elevadíssima capacidade que tem para jogar futsal, será um dos melhores… de sempre! Joga facilmente 40 minutos, e a várias posições.
*         Ruben Santos – Grande dinamismo no jogo, com grande capacidade ao nível do passe e da finalização. Presença frequente na sua equipa sénior, os Leões de Porto Salvo.
*         Bruno Pinto – é na minha opinião o melhor jogador deste escalão sub20. É o melhor jogador que já me “passou pelas mãos”. Sabe quase tudo do jogo, e pensa sempre um segundo á frente dos outros. Elegante a jogar. Tecnicamente muito evoluído. Rápido. Eficiente e eficaz, desde o 1º ano de Júnior B que trabalhava com os Seniores do Belenenses, e desde o 1º ano de Júnior A que era titular também nos seniores.

Por tudo isto espero que seja uma grande Final4 do Torneio, que sirva de incentivo para que as equipas apostem ainda mais nestes jovens. Que sirva para que os Clubes encontrem cada vez mais apoios ao seu trabalho de trabalho com crianças e jovens. Que sirva para que Técnicos e Jogadores evoluam ainda mais. Que sirva de incentivo às empresas organizadoras de eventos para que se dediquem aos eventos com este escalão, canalizando para este tipo de eventos as verbas que habilmente conseguem que as autarquias invistam.
Acima de tudo que traga a todos nós, amantes da modalidade, um prazer muito grande em assistir a jogos de grande qualidade praticados por jovens com grande futuro.
Que esteja o Futsal de parabéns.
Em prol do Futsal.


SÁBADO, 19 DE JANEIRO DE 2013


BOA FORMAÇÃO !?!?! Por Nuno Lopes


Teve lugar no último fim-de-semana a 1ª fase do Torneio Inter-Associações, para Seleções sub20 em futsal.
Antes de qualquer análise ao mesmo devo dizer que sou de opinião que este tipo de Torneios deveria acontecer mais do que uma vez por época, e em vários escalões. Não é impossível que o seja, mas iria obrigar a uma alteração dos quadros competitivos dos Campeonatos da Associações Distritais, e isso seria uma grande maçada para quem decide estas coisas.

“E porquê alterar? E como alterar?”
Com redução de equipas nas divisões de elite dos Campeonatos Distritais, de forma a que sobrem datas para este tipo de eventos.

“Então mas há distritos onde quase que nem há Equipas que cheguem para um Campeonato decente…”
Pois nesses distritos deveriam ser totalmente repensados e não só alterados. E nalguns outros deveriam existir apoios à integração, existindo ajudas federativas para Equipas a competir em Campeonatos de outra Associação de forma a ganharem ritmo e experiência competitiva.
Entendo que não chega apurar equipas para as Taças Nacionais para depois serem massacradas por equipas onde o nível de aprendizagem está muito mais avançado. É desmotivante e desmobilizador, não só para os miúdos mas para Técnicos e Staff das Equipas. Mas sobre este assunto teremos tempo para falar quando começarem as Taças Nacionais.

Sobre este Inter-Associações fiquei com algumas ideias que tendem a ser confirmadas.
Opinião positiva sobre:
Braga – Confirmou a evolução gradual vencendo a forte equipa de Coimbra sem sofrer golos;
Viseu – Venceu o Porto por 6-2 e está na final-4 com todo o mérito. A surpresa do torneio;
Beja e Évora – Boa evolução das Equipas do Alentejo face a anos anteriores;
Coimbra – Ainda que de fora da Final continua a apresentar boa formação, com bons jogadores, e com aspetos táticos importantes.
Angra do Heroísmo – A grande evolução que demonstra, deve ser apresentada como exemplo. Não basta contentar-se em perder por poucos, mas deve dar o passo seguinte, encurtando as distancias que ainda tem para Distritos mais populosos e com maior leque de escolha.
Leiria – Será surpresa apenas para quem não saiba que é um dos distritos com maior número de equipas e de jogadores em Juniores A e B. Teve sorte no desempate com penalties com Santarém, mas o jogo é assim mesmo. Presente na final-4.

Opinião menos positiva sobre:
Setúbal – Mesmo tendo havido alguns jogos em que perdeu injustamente face ao domínio do jogo, uma Seleção dos sub20 de Setúbal faz sempre com que esperemos uma presença na final-4.
Porto – Com tão valiosos jogadores, alguns Campeões Nacionais em Juvenis pela fantástica equipa do Caxinas, outros a despontar no Boavista, Freixieiro e outros bons Clubes de formação, o Porto tinha obrigação de estar na final-4.
Sei que alguns não desculparão a minha ousadia de fazer este tipo de análise, mas enquanto amante do futsal de formação entendo que devo. Ao fazê-lo estarei também a dar visibilidade aos miúdos, que bem merecem.

Não consigo perceber como ninguém se entende no distrito do Porto, de forma a criarem condições para que a sua Seleção fosse bem preparada. Sei que também Setúbal e outros Distritos não conseguiram ter o enquadramento ideal para prepararem bem as suas Seleções. Mesmo correndo o enorme risco de ser injusto, arrisco a dizer que isso acontece porque não existe por parte dos Dirigentes Associativos um Projeto Desportivo para as Seleções de Futsal. Sei que Lisboa tem um projeto no papel, mas que tarda a colocar em prática.
Não é aceitável que existam obstáculos colocados pelos clubes através dos seus treinadores e alguns dirigentes, dificultando a tarefa dos Selecionadores, alguns deles já com a tarefa dificultada pelo desconhecimento das equipas e jogadores do distrito que estão naquele momento a representar. Sei que nalguns casos assim se passou. Deveria ter havido uma reunião em inicio de época entre os Diretores Técnicos Distritais com os Clubes, indicando qual o projeto desta Seleção, quais os critérios á sua formação, e quais as penalizações que recairiam sobre quem não colaborasse. Deveria ter existido por parte dos Selecionadores um maior diálogo com todos os Treinadores dos jogadores que eram selecionáveis. Tenho a certeza que tudo teria acontecido de forma diferente. Chega de se fazerem as coisas em cima do joelho.
Este tipo de situações só melhorará quando as Associações, os seus gabinetes técnicos, os seus Diretores Técnicos, as suas Direções entenderem que os clubes que representam precisam que se potencializem os jovens jogadores da formação. Que se lhes dê contactos frequentes com este tipo de eventos. Entendam que o futuro de um futsal de qualidade em Portugal depende em muito deles, pois estas Seleções que são formadas neste tipo de Torneios são a 1ª base de observação para as Seleções Nacionais.
Não podemos ficar a carpir mágoas, se não colaborarmos todos para um futuro melhor daquela que é a nossa grande paixão, o futsal.
Ficou a faltar falar da Seleção de Lisboa. Pois ficou. Mas vou falar.
Sou de opinião que ao contrario de à uns bons anos atrás a Seleção de Lisboa é bastante superior às demais.
Qualquer Seleção de Lisboa será sempre a minha, e aquela que apoiarei. Compreendam que trabalho diariamente para que ela seja cada vez melhor e mais competitiva. E que dela saiam todos os anos alguns jogadores para Equipas Seniores, de preferência a minha. É natural a preferência.
Embora reconheça legitimidade com que foi feito discordo totalmente do critério que levou à escolha de quem treina a seleção de Lisboa. Discordo também do método de total autismo em relação aos Clubes neste detalhe, e no detalhe da escolha dos jogadores. Não será por isso, porém, que não os apoiarei. O mínimo que se espera da Seleção da Associação de Futebol de Lisboa é que repita a conquista deste Torneio.

Um dia destes voltarei a falar sobre isto.
Abraço a todos.



SEGUNDA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2013

A MINHA OPINIÃO Por Nuno Lopes

Ao longo dos anos tenho mantido com as publicações online (sites e blogs) alguma pontual colaboração, tão ocasional quanto a velocidade com que elas nascem e desaparecem. Tenho sempre um gosto enorme em partilhar conhecimentos com quem tem a mesma paixão que eu, mas tenho também bastante aversão aos "flash's" e protagonismos.

Não poderia no entanto recusar o convite para colaborar neste blog, "em prol do futsal". Por varios motivos.
O mais importante tem a ver com quem endereça o convite, o criador do blog. Tenho pelo Sr.Luis Manta uma admiração enorme por tudo o que representa  na minha consolidada ideia do que são as "Origens do Futsal". Os conhecimentos adquiridos, as experiências vividas, os diferentes conceitos são para mim uma fonte inesgotável de aprendizagem, considerando que até morrer estarei sempre disponível para aprender. Dificilmente poderia encontrar alguém mais capacitado com quem o fazer. 

Tentarei que nos meus artigos consiga explanar ideias, expor pensamentos e tecer algumas considerações sobre alguns assuntos pertinentes do nosso futsal, sempre da forma mais positiva possivel. Não tenho qualquer tipo de intenção nem interesse em "apontar o dedo" nem colocar a nú algumas situaçoes menos boas, sem porém apresentar alternativas apontando sim aquele que eu consideraria o caminho correcto. Qualquer critica que possa efectuar nao será nunca motivada por algo pessoal com quem quer que seja, nem tão pouco propaganda futil de promoção de alguns "Caciques", como tenho assistido ao longo de muitos anos. Tentarei tambem que o que escrevo nao sejam decalques de outros escritos, nem colagens de outras publicações.

Espero poder ser util á nossa modalidade, e que o que escreva se possa considerar interessante por parte de toda a "comunidade futsalistica", repito, sempre de forma positiva.

Em Prol do Futsal

Sem comentários:

Enviar um comentário