domingo, 7 de fevereiro de 2016

"Carta Aberta" a Rui Pedro Bráz comentador de futsal da TVI

Exmº Senhor

Rui Pedro Bráz

Comentador de Futsal da TVI


Dirijo~lhe esta carta após a audição de um comentário seu na antevisão ao jogo Sérvia - Portugal a contar para o Europeu da modalidade a disputar em Zagreb que decorreu no sábado dia 06 de Fevereiro pºpº.
Disse então o Sr. Rui Pedro Bráz, que os jogadores que integravam a selecção que nos representou na Guatemala "...não tinham formação, eram oriundos do futebol de rua".
O desconhecimento não é grave, grave é querer fazer passar como verdade algo que não é, com a agravante de ser num meio de comunicação social. Fica a ideia que a modalidade não era organizada...
Então o Costinha não teve formação no Sporting ? O André Lima não teve no Miramar ? o Nélito não teve no Correio da Manhã ? E fico-me por aqui...
Mas não quero que fique sem conhecimento da modalidade que lhe dá algum rendimento a ganhar ao fim do mês e passo-lhe a explicar um pouco da sua história.
Em 1º lugar quero corrigi-lo e dizer-lhe que o mundial da Guatemala se realizou de 18 de Novembro a 3 de Dezembro de 2000 e não em 2001 como disse.
Decorria a década de 80 do século passado e foram organizados 2 Torneios Eusébio em futebol de salão, com grande adesão de equipas, às centenas. O primeiro torneio teve tal êxito que no ano seguinte foi organizado novamente.
Daí, foi um passo para organizar uma modalidade que se caracterizava por ser praticada em torneios organizados por todos o País.
Fundou-se a Federação Portuguesa de Futebol de Salão, ligada à FIFUSA, apareceu a Liga Portuguesa de Futebol de Salão, com vida efémera e a AFL a organizar os campeonatos distritais de Futebol de Cinco.
Na Federação Portuguesa de Futebol de Salão pontificou como seu expoente o G.D.Correio da Manhã, No campeonato organizado pela Liga Portuguesa Futebol de Salão, ainda participaram o G.D.Correio da Manhã e o S.C.Portugal e, nos campeonatos de Futebol de Cinco, inicialmente distritais organizados pela AFL e depois nacionais já pela FPF, pontificou o Sporting C.P.
Já na década de 90, foi fundada a Liga Portuguesa de Futsal com carácter regional e a norte, onde pontificou o Miramar F.C.
O FUTSAL deriva de um misto de regras de jogo do futebol de salão e de futebol de cinco, de modo a colmatar as clivagens no seio da modalidade e assim, uniformizar regras e aglutinar o máximo de praticantes. Mérito da FIFA que teve essa visão em detrimento da FIFUSA.
Quando em 2000 decorreu o Mundial da Guatemala, já em Portugal desde 1995 a modalidade era praticada de forma uniformizada.
Antes disso, para que tenha conhecimento, Portugal foi Campeão do Mundo, Campeão da Europa e ganhou Taças Latinas, tudo em selecções de futebol de salão, foi Campeão Europeu e Campeão Ibérico de clubes, também em futebol de salão.
Que a modalidade se organizou melhor, que evoluiu...é verdade, agora esquecer todo um trabalho efectuado a montante de 2000 e tratá-lo como se futebol de rua fosse, não aceito.
Dito isto, a modalidade em todas as suas vertentes e que lhe deram origem, é muito anterior ao tal ano de 2000 do Mundial da Guatemala. Formou grandes jogadores que hoje são mitos da modalidade.
Em jeito de despedida, peço-lhe para acabar com o cognome de "carrocel" ao conjunto de movimentos ofensivos coordenados executados pela selecção espanhola...é que o futsal, por muito que o queiram fazer parecer, não é uma feira.

Atentamente,


Luís Manta

Amante da modalidade há mais de 40 anos.

7 comentários:

  1. Subscrevo na íntegra, como não podia deixar de ser e, com o devido respeito e concordância, caro amigo. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. No meio de mts parvoices q disse ontem durante o directo...enfim!

    ResponderEliminar
  3. Uma delas é a de que a Seleção Nacional é RICARDINHO E COMPANHIA.

    ResponderEliminar
  4. E já agora no "livre de 10metros" o guarda-redes não pode ir até ao limite da área mas sim ficar a 5 metros da bola... Tendo a area 6 metros este deverá posicionar-se no minimo a 1 metro do limite da area.

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou médico como tal, não falo de medicina. Se o homem nem de futebol sabe, pelo menos o que podia fazer era aprender um pouco da modalidade da sua história intervenientes, enfim o que se passa em Portugal. Já agora ficava bem á TVI convidar alguém da modalidade para comentar, foi muito mau todos os comentários feitos por este Sr, eram barbaridades tão grandes que a melhor forma mesmo era tirar o som do televisor...

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem falou em surpresa pela eliminação da Itália....

    Esquecendo que o Cazaquistão de à alguns anos para cá tem tanta qualidade como os italianos. Mas como já disse um outro interveniente nestes comentários, se o homem nem de futebol sabe, quanto mais futsal.

    ResponderEliminar
  7. Eu, Cristina Henriques, entrei na modalidade de Futebol de Salão a 7 de Janeiro de 1987 na Associação de Futebol de Salão do Porto e sai em Maio de 2003 com o encerramento definitivo da Federação Portuguesa de Futebol de Salão. Durante este anos, vi a Selecção Nacional ganhar titulos como Campeão do Mundo, Campeão da Europa e Vencedor da Taça Latina. Fisz parte da Organização do Campeonato da Europa e Taça Latina que se realizaram no nosso Pais. A Selecção "quase" que jogava por amor à camisola e não havia jogadores profissionais. Actualmente lamento ver a modalidade de futsal "assaltada" por abutres que só se sustentam à custa da mesma, mas que "nada percebem" da "escola" que formou o futsal. Foram muitos anos da minha vida profissional ligada à modalidade ( com ordenado insignificante) mas trabalhei com muito gosto e não me esqueço dos vários jogos que via todos os fins de semana.
    O Futsal acabou com as equipas de Bairro, esta modalidade tornou-se uma "modalidade de elite", pois só os clubes grandes é que conseguem manter as suas equipas. Lamento o que se passa nesta modalida e concordo com o artigo anterior.

    ResponderEliminar