domingo, 2 de outubro de 2016

UM POUCO DA HISTÓRIA DO JOGO E O MUNDIAL - Luís Manta

Até finais do século passado, o profissionalismo reduzia-se a poucas equipas, algumas no Brasil e outras em Espanha, existia essencialmente o amadorismo puro ou semi profissionalismo.
O jogo tinha o seu fundamento na elevada qualidade técnica e táctica dos seus executantes, privilegiando as equipas uma ideia de jogo onde os movimentos colectivos coordenados de apoio ao portador da bola eram a base, sem perder a objectividade naquilo que é a essência do jogo, o Golo...isto no plano ofensivo. No plano defensivo, de acordo com as dificuldades do oponente recorria-se à marcação individual ou zona, ou ainda, um misto.
Com a chegada do profissionalismo puro e em força e, as sua Ligas Profissionais, seja no Brasil, em Espanha ou na Rússia, o panorama alterou-se...a diferença e importância entre o perder ou ganhar, acentuou-se, levando a uma alteração gradual na forma de jogar, que culminou naquilo que hoje é praticado...
Hoje valoriza-se o jogar em segurança, o evitar o erro, hoje tenta-se desequilíbrios através de duelos individuais em alternativa a movimentos colectivos coordenados, hoje os tempos de ataque são muito curtos, a equipa troca no máximo 3 passes e chuta-se à baliza.
Como os jogadores estão mais bem preparados fisicamente, o jogo tornou-se mais físico, de muita luta, mais rápido e intenso, perdendo muito da sua qualidade táctica...mas mais apelativo para as transmissões televisivas. A acrescentar a tudo isto, há uma nova visão da arbitragem sobre o jogo, com mais complacência à marcação de faltas....dando origem a um jogo mais duro, por vezes a roçar a violência.
Depois disto tudo...está mais fácil jogar futsal, muito mais fácil.
Está muito mais fácil atenuarem-se as diferenças técnicas e tácticas entre as equipas.
Que ninguém se admire de aparecerem selecções cada vez mais próximo das melhores....Que ninguém se admire dos finalistas terem sido Argentina e Rússia...Que ninguém se admire das dificuldades que Sporting e Benfica têm por vezes em ganhar... Preparem-se porque vai continuar a acontecer.

Temos ainda o problema da Formação.
Antigamente os garotos jogavam futebol na rua e tinham toda a liberdade para errar, para criar, para "inventar", evoluíam errando...hoje são formatados desde pequenos, para ganhar....para não errar, para não "inventar", para jogar em segurança. Desaparecem os criativos, os "mágicos"...

Fazendo uma analogia com o futebol, o futsal está naquela fase que o futebol atravessou nas décadas de 70 e 80, em que o futebol inglês é que era bom, tendo como expoentes o Liverpool, Manchester e outros...o futebol tipicamente inglês de muita entrega, muita luta e jogo vertical. Mudaram-se os tempos e os próprios ingleses chegaram à conclusão que tinham de alterar a sua forma jogar e recorreram ao exterior. Hoje as grandes equipas jogam um futebol diferente, fruto do aparecimento de treinadores como Capelo, Anceloti, Mourinho e...Guardiola.

Eu fico a aguardar ansiosamente que no futsal apareça o "nosso" ....Guardiola.

Fiquem bem.

Luís Manta


Sem comentários:

Enviar um comentário