quarta-feira, 3 de maio de 2017

A FORMAÇÃO MERECE RESPEITO - Por Manuel Pina Ferreira

Desta feita, vou escrever ( sobre futsal) mas sobre um tema que não é do meu agrado e que, deixo sempre, para análise de outros. Mas, lamentavelmente, o que presenciei ontem, num jogo de BENJAMINS, ultrapassou tudo o que se pode imaginar, demonstrando que há pessoas que não podem, nem têm capacidade para dirigir qualquer jogo.

Relembro que estou a falar do escalão de Benjamins que deveria ser o principio/base da formação do jovem atleta, como é aceite e defendido por todos dirigente, clubes e Associações.

Começando este tema, exactamente, pelo papel de Associações – neste caso, a AF Porto – devo referir, que a Comissão Arbitragem da AF Porto deveria ter mais cuidado pelas nomeações (sensibilidade e preparação para dirigirem estes escalões) o que muitas vezes não acontece.
Acima de tudo, será minha intenção neste exposição pessoal, chamar a atenção dessa mesma Comissão.          

A manhã de domingo começou mal, no respeitante a arbitragem. No mesmo pavilhão estavam marcados quatro jogos de equipas de formação do Boavista Futebol Clube. Entre eles aconteceria um jogo do escalão de juvenis (Juniores B, como pomposa e erradamente se chama) que decidiria a passagem para a segunda fase, da Taça Complementar da AF Porto. Estava convocada uma dupla de arbitragem que incluía um árbitro estagiário que ia realizar o seu primeiro jogo… Algum dia o terá que realizar, como é lógico, mas que o seu primeiro jogo fosse “final” é no mínimo um “presente envenenado para o jovem e inexperiente juiz”.
Talvez, por intervenção de alguém (com sensibilidade) junto à Comissão de Arbitragem, este estagiário foi substituído neste jogo, mantendo-se nos outros três.
Salvou-se, com tempo, esta situação. Nos restantes jogos ficou provado que o jovem estagiário, quase não apitou a nenhum lance deixando tudo para o seu colega, mais antigo.

O Jogo de Benjamins…

Foi precisamente esse árbitro mais antigo, que infringiu por várias vezes as leis naturais da integridade, exigida a um juiz. Defraudou, manipulou e controlou ao seu belo prazer o jogo, deixando no final do mesmo, vários miúdos a chorar no terreno de jogo.
Lamentável e só possível de imaginar… vendo.

O jogo de Benjamins, apresentava-se como sendo, de um grau de dificuldade elevada (disputava-se a atribuição do terceiro e quarto posto da Fase de Campeão) redundando no seu final, como o exemplo de tudo o que não pode acontecer em nenhum escalão, muito menos, no escalão de Benjamins.

O jogo, que estava interessante em que as duas equipas se batiam correctamente pelo resultado, foi completamente adulterado -mesmo no resultado final - por um arbitro com alguma experiência ( já não falo do estagiário, que tem alguma desculpa) que conseguiu denegrir a imagem do futsal, com decisões que trouxeram manifesto prejuízo ao Boavista FC e que passo a mencionar em três situações, que considero as mais graves:

1º - O árbitro, Senhor Hélder Corria, anulou um golo, que todos os presentes concordaram como sendo limpo - em que a bola foi a trave e ao cair no chão, bateu claramente dentro da baliza. Todas pessoas na estava na bancada, confirma esse facto, mas ao qual eu dou o benefício da dúvida… para defender o Senhor Hélder.
Apresento um vídeo que confirma o que afirmo.

Se no primeiro lance, dou o benefício da dúvida, nos restantes, não o posso fazer, dado serem situações graves e mal decididas pelo Senhor Hélder Correia, já que o seu colega estagiária, nem o direito lhe era dado, para tirar qualquer dúvida. O jogo era dirigido pelo Senhor Hélder na companhia do seu “Ego”.

2º - Agressões. No calor da luta, um jovem (benjamins) agrediu um atleta do Boavista (vídeo 2) e em seguida um outro atleta do Boavista, veio em defesa do seu colega, realizando igual acção. Assim, ficaram envolvidos neste caso três atletas. O que agrediu primeiro, o que foi agredido e o que respondeu…
Decisão do Senhor Hélder.
Mandou que o treinador do Boavista FC, retirasse do terreno de jogo, o atleta que respondeu à agressão (defendendo o colega) e feito o mesmo pedido ao treinador do Rebordosafut, para retira o agressor.
Tentou o Senhor Hélder “evitar fazer sangue” num jogo de Benjamins, mas errou ao ser claramente injusto, ao permitir a continuação de um atleta que agrediu um adversário…
A solução (pacífica) teria ter “convidado” o primeiro agressor e só esse, a deixar o jogo, sem lhe exibir (no seu critério) o vermelho. Agora penalizar os dois, foi no mínimo injusto. O miúdo que defendeu o colega foi, bastante insultado de FDP e acabou como o “mau da fita”, por clara falta de poder decisório e rápido do Senhor Hélder.

3º Com o “caldo entornado” o Senhor Hélder tem a pior decisão de todo o jogo, ao invalidar um golo limpo, quando faltava um minuto para terminar o jogo, que daria o 5-4 para o Boavista FC. (novo vídeo).
O árbitro, afirmou que a bola não entrou, (segunda vez, que afirma o mesmo) quando na realidade foi um golo obtido de “chapéu”.
No seguimento, da subtração deste golo, o treinador do Boavista FC, tentou falar com o árbitro, dizendo-lhe e demonstrando-lhe que tinha sido golo e este não admitiu essa demonstração, acabando por expulsar o técnico.

Na sequência, do lance, os jogadores do Boavista, ficaram perturbados e a chorar pela injustiça que lhes estava a ser feita, perdendo o discernimento.
Os miúdos do Rebordosafut, beneficiando dessa enorme confusão, responderam com um lance ataque e conseguiram a alcançar o 5-4. Em segundo tudo foi alterado e adulterada e a classificação completa invertida.

De notar, que os dirigentes, do Rebordosafut e seus técnicos nada tiveram “a ver” com esta situação. Sendo no final do jogo, testemunhas da validade do golo anulado.

O jogo terminou com uma enorme confusão com os dirigentes do Boavista, a tentarem acalmar os ânimos dos pais dos atletas, que revoltados com a situação queriam tirar satisfações com o árbitro do “roubo” que tinha feito.

LINK PARA REVEREM IMAGENS

Solicitei o filme ao Departamento de Futsal do Boavista e deixo aqui o link para todos verem as imagens

https://drive.google.com/folderview?id=0B2YgIAcJoDolT2lZQzNfUXJIQ0k

Sou, todos que me conhecem sabem, contra este tipo de intervenções e criticas sobre a arbitragem e igualmente, co o “calor” com que os pais veem os jogos, mas temos que concordar que há situações que ultrapassam em muito o aceitável, fazendo transbordar emoções que se podem tornar explosivas.

Termino com um facto e um conselho.
 O facto, positivo, é que estavam presentes no jogo dois agentes da PSP, que a tudo assistiram, que o Boavista Futebol Clube, sempre requisita, mesmo para jogos de escalões inferiores.
Teve, por isso, o Senhor Hélder todas as condições para fazer trabalho rigoroso e independente, ou …terá sido, por ter essas condições de segurança que actuou assim?

O conselho para a Comissão de arbitragem. Iniciem a actividade dos árbitros/estagiários, em jogos dos escalões de Traquinas e Petizes ou, compondo duplas com membros que respeitem integralmente a personalidade do colega estagiário. O que não fez – em nenhum dos casos – o Senhor Hélder. Tudo teria sido evitado se o estagiário tivesse direito a apitar lances, ou dar a sua opinião.

Penso, que – pelo menos – nos tempos mais próximos, haver o cuidado de não nomearem o senhor Hélder para jogos do Boavista, porque a revolta que ficou era enorme.

Nota final: debrucei-me apenas pelos lances que vi num jogo adulterado (os Dirigentes do Rebordosafut, estavam também incrédulos, e nem me debruço sobre as consequentes ilações que as pessoas tiraram.
Para mim, foi uma manhã negativa para o futsal de formação, com claras culpas de pessoas que nas Associações, têm por hábitos exibir os cartões de livre transito e sobre jogos…não tem tempo de assistir.

Manuel Pina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário