domingo, 19 de janeiro de 2020

O futsal está capturado pelos Prof. Educação Física - Por Luís Manta

Primitivamente, no futsal à semelhança de outras modalidades ainda adolescentes, maioritáriamente os treinadores eram ex. praticantes, que fruto de grande paixão à modalidade, conhecimento do jogo e alguma apetência para a função, assim, prolongavam a sua ligação à modalidade.
No entanto, a forma empírica como era a realidade do treino, condicionava a evolução técnico ou táctica da modalidade. O aparecimento de treinadores licenciados em Educação Física foi e será sempre uma mais valia para o futsal. O treino hoje é mais qualitativo, tem mais planeamento, é mais elaborado, é mais científico...levando a que o futsal praticado tenha evoluido em alguns aspectos, mormente na componente física.

O futsal português atravessa hoje um momento idêntico ao que o futebol nacional atravessou quando o Prof. Carlos Queiroz fez parte dos quadros da Federação Portuguesa de Futebol. Só era competente quem tinha licenciatura em Educação Física....
Hoje, o futsal sofre do mesmo problema...o futsal está capturado pelos Prof. de Educação Física. Não sei se é por "Decreto" ou por convicção, mas para colaborador da Federação Portuguesa de Futebol na àrea do futsal,  só é convidado quem fot licenciado em Educação Física....é um facto, facilente comprovado.  Não existem treinadores não licenciados, competentes ? Existe sempre um amigo.
A classe de Prof. de Educação Física com ou sem intenção, criou um loby na modalidade.

A experiência na modalidade e o conhecimento do jogo, que poderiam ser transmitidos por antigos praticantes internacionais, tem sido negligenciada por quem "comanda" a modalidade, seriam concerteza uma mais valia para os mais jovens.

Existe gente com muitos anos de modalidade, muita experiencia, muita competência, que não é aproveitada....estão esquecidos.

No futuro, penso que o ideal será unir a experiência, o conhecimento do jogo e da  modalidade, com o conhecimento cientídico, só assim a evolução será equilibrada.

Sei que este texto é polémico, vai mexer com muita gente, mas é o que penso e sinto e, só a mim responsabiliza.

Fiquem bem...

1 comentário:

  1. Bravo, revejo-me nesse discurso, assino po baixo tudo o que foi dito.
    Bem haja, Luís Manta.

    ResponderEliminar