quarta-feira, 13 de julho de 2022

A ILUSÃO DO PROFISSIONALISMO - Por Luís Manta

 

O que são profissões de desgaste rápido?

No Código do Trabalho não encontramos nenhuma definição de profissões de desgaste. Não obstante, existe uma breve alusão a este conceito no artigo 27.º do do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, onde se refere que ” consideram-se como profissões de desgaste rápido as de praticantes desportivos, definidos como tal no competente diploma regulamentar, as de mineiros e as de pescadores”.           (retirado do site "trabalhador.pt").

Esta reflexão, não se aplica apenas aos profissionais praticantes de futsal, mas a todos os praticantes de modalidades desportivas.

No futsal, como modalidade desportiva, os seus praticantes com contrato profissional, podem-se enquadrar nas "profissões de desgaste rápido", sem contudo, fazer parte da lista de profissões com acesso à reforma antecipada.

Isto quer dizer que um praticante que faça um contrato profissional aos 19 anos e deixe de jogar aos 35 anos, tem 16 anos no activo, para conseguir ter um rendimento que o vulgar cidadão consegue em 47 anos (19 para 66 - idade da reforma).                                                                                                         O praticante de futsal (modalidade desportiva), ao não ter acesso à reforma antecipada, terá de ter meios de subsistência até à idade de reforma, após sair do activo, emprego ou o seu rendimento mensal terá de ser compensatório desse facto.

Vamos dar 1.,000,0 Euro's como um ordenado minimamente digno para alguém que tem um contrato profissional (não é verdade, mas faço por baixo), sendo constante (sem aumentos, o que não é viável, mas dou de barato). trabalhando 47 anos, ganha, sem contar subsidios de férias e de Natal,  564.000,0 Euro's até à idade de reforma.     Alguém que tem uma profissão que termina após 16 anos no activo, terá de receber 35.250,0 Euro's anuais ou 2.937,50 Euro's mensais dc forma a compensar, poder amealhar e ter meios de  subsistência, através de investimentos ou outros.

Quantos praticantes de futsal, ganham 2.937,50 Euro's ou até mesmo os 1.000,0 Euro's mensais  ?  A resposta é óbvia, são muito poucos.

Como grande parte dos jovens, com a ilusão do profissionalismo, negligencia a sua formação académica, tendo parte deles, somente o 12º ano e muitos nem isso, o que acontece, é que é na faixa etária dos 30 anos, que vão procurar o 1º emprego, num mercado de trabalho bastante competitivo e agressivo, tendo como experiência profissional, ser jogador de futsal, o que convenhamos, é muito pouco ou mesma nada.

Tudo isto no pressuposto que os clubes (entidades patronais) fazem os seus descontos legalmente para a Segurança Social ou no caso dos jogadores receberem por Recibo Verde, os mesmos descontam para a Segurança Social, se não....tudo será ainda pior. 

Acabo dando um conselho aos jovens praticantes, mantenham a V/paixão pela modalidade, mas não negligenciem a v/formação académica, nem se rendam ao profissionalismo por "25 tostões".

Fiquem bem....

Sem comentários:

Enviar um comentário