quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Carta Aberta ao Seleccionador Nacional de sub 19 de futsal, Senhor Pedro Pala - Por Manuel Pina Ferreira

Carta Aberta
Ao Seleccionador Nacional de sub 19 de futsal,
Senhor Pedro Palas

Exmº Senhor
Todo o respeito, que devemos ter, pelos responsáveis de qualquer Organismo ou Instituição, não nos corta, nem limita, o direito, à nossa opinião e à nossa análise de avaliação crítica sobre vários aspectos.
Dentro deste (meu) espírito de observador/crítico, sinto-me obrigado a questionar a convocatória tornada pública, para a Selecção Nacional de Futsal no escalão de sub 19, para os dois jogos com a Hungria.
Como é possível, que uma equipa, que na época anterior, venceu categoricamente (reconhecido por todos os adversários) a Taça Nacional de Juniores, que esta época, se classificou em primeiro lugar na zona Norte, do Campeonato Nacional de juniores, não tenha (um único) jogador convocado para esta selecção?
Quem vê, esta equipa jogar com a intensidade que joga, serve como exemplo, os jogos que disputou recentemente, com Benfica e Sporting (Jorge Monteiro, técnico do Sporting elogiou publicamente) não pode deixar de ficar, mais que admirado, mesmo espantado, por não haver um único elemento convocado?
Não tenho arcaboiço técnico, para discutir com o Seleccionador Nacional do escalão, Pedro Palas, sobre esta matéria, mas tenho conhecimento suficiente de futsal, para questionar o seguinte:
Será que o futsal que o Boavista pratica, de grande intensidade e alegria, de golos de grande entrega, não será o futsal do futuro, ou melhor dizendo, o sistema que pode salvar o futsal?
O Senhor Pedro Palas, conjuntamente com todo o sector técnico da Federação, têm com certeza absoluta, absoluta da aposta que os americanos vão realizar na modalidade, transportando-a para um patamar equivalente ao NBA (as pessoas que lideram o projecto, são são as mesmas)
Não espere o “povo” do futsal, que eles promovam este jogo actual, feito de passes laterais a atrasados, para se voltar a passar, entre os nosso jogadores, a bola até o adversário adormecer…
Este sistema, não garante o futuro e,a muita gente está a retirar (por mais que custe a muitos reconhecer) muita gente, dos pavilhões. O público quer alegria, disputa de bola, emoção e golos!
Se a aposta da nossa selecção é continuar com este sistema (já) caduco…tudo bem, tenho que concordar que nenhum jogador do Boavista lhes “servirá” para convocar. Mas, mesmo aqui, coloco a pergunta. E porque se convocam tantos do Sporting? É que no sábado assisti ao jogo entre Boavista e Sporting ( desconheço se o senhor Pedro Palas, esteve presente) e vi os atletas do Sporting jogarem como joga o Boavista…isto é o futsal espectáculo que vai garantir o futuro da modalidade.
Sendo assim, e para terminar, questiono por que razões (vou dar apenas quatro exemplos, mas felizmente, pelos lados do Bessa há mais) não se convocam: Ruben Braga, um homem desequilibrador e que tem no sangue a irreverencia do irmão? Porque não se convoca nenhum dos  atletas, Bruno Santos, Saraiva ou Bébe, jogadores de equipa, de velocidade e entrega total ?
Senhor Pedro Palas, gostaria muito de ver explicada tal opção. Mas, desde já lhe posso garantir , todos os adeptos de futsal estranham esta exclusão de atletas do Boavista Futebol Clube. Espero que no futuro, tal não se repita, porque, acredite, este conjunto de jogadores (que não classifica com valor para a selecção) vai estar presente nas meias-finais do Nacional de sub 20 e vão construir a base de espectáculo do futsal que se quer para o futuro.
Não valorizar este (estilo) sistema de jogo e apostar no jogo do “adormecimento” vai levar Portugal a afundar-se na tabela europeia de futsal…
É que Ricardinho (um desalinhado do sistema) infelizmente… não é Eterno!

Manuel Pina Ferreira

6 comentários:

  1. Boa tarde,
    Tenho de concordar com a sua opinião. As razões expostas neste texto podem ser coerentes do seu ponto de vista, porém todos sabemos que existem critérios que só os seleccionadores sabem para convocatória para as selecções. O mesmo se passa por vezes nas selecções distritais. Pena é que não se aposte no futsal como uma modalidade de alegria e de muitos golos como o lema da modalidade diz: "Ataque contra ataque"!
    Vamos esperar que esta situação se altere e que no futuro possamos ter mais alegrias, porque afinal os seleccionadores colhem os frutos do trabalho realizado nos clubes. Independentemente de qual for o clube os melhores têm de estar sempre na selecção!
    Abraço e boa sorte para o resto do campeonato!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo isto não é a opinião de um dirigente do Clube, mas sim de adepto de futsal.
    Concordo com a sua visão de ataque ,e contra ataque, como foi o excelente jogo Boavista/Sporting do passado fim de semana.
    Mas esta posição é (apenas) pessoal e não vincula nem pertence ao Boavista Futebol Clube. Gosto de ser crtico pela positiva e pela negativa, sempre com intenção constructiva e todo o mundo do futsal, me conhece nesse aspecto.
    Quanto a critérios... seria pano para mais comentários e teríamos que falar de outras coisas. Mas uma seleção sem um jogador (desta equipa do Boavista) desculpem... mas é impossível, seja qual for o critério.

    ResponderEliminar
  3. Nesta equipa do Boavista há um junior do primeiro ano que faz uma média de 30 minutos por jogo.
    Há um guarda-redes, que mostrou o seu valor na época passada a todo o mundo, garantindo a conquista do título em Ponte de Sõr (só falo nestes jogos, porque foi neles que esteve presente o "Poder do Sul". Perguntem a quem esteve lá.
    Tem um Rubinho, que será muito valorizado quando PARA O ANO ASSINAR PELO BENFICA e aí nunca falhará uma convocatória.
    Tem um jogador 3º ano de junior (deveria estar noutra seleção) com um porte atlético impressionante, um poder de choque enormem um rigor táctico imenso e um remate fantástico (marcou 5 golos ao Benfica e um ao Sporting) e nunca foi a nenhuma convocatória e tem mais ainda... esta equipa.
    E volto a questionar.
    Nem um jogador na convocatória?

    ResponderEliminar
  4. Concordo e apoio totalmente. Ainda na semana passada assisti ao jogo do Boavista x Sporting e digo que o meu sporting teve sérias dificuldades. Foi um jogo bonito de se ver. Bem discutido. Melhor que muitos jogos de seniores. Partilho também do facto de ter um redes na família (que não é por ser meu) mas considerava justo ser chamado e pelo segundo ano consecutivo não é (mas para
    Nós os nossos são sempre os melhores). Vamos acreditar que as coisas melhorem daqui para a frente.

    ResponderEliminar
  5. boa tarde concordo com que este sr disse,sou sportinguista vi os dois jogos com Sporting e Benfica .....que grande equipa tem Boavista pelo menos aquele esquerdino tinha que ir,mas isso tbm passa aqui em Lisboa meu caro como explica os leões porto salvo não terem um unico atleta na selecao sub17 lisboa e nacional??????amanha vao disputar meia final com Sporting...enfim sao os padrinhos
    boa tarde a todos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde.
    Ninguém tem dúvidas que existem muitos jogadores com valor nos diversos clubes nacionais e que poderiam ser opção para uma chamada à seleção nacional. Também sei, seja qual for a escolha de um selecionador, esta será sempre criticada pelos diversos adeptos e agentes da modalidade. Tenho a certeza que os jogadores referidos, se mantiverem níveis de desempenho de alta qualidade, mais tarde ou mais cedo serão recompensados, pois tenho a certeza que quem decide não anda a dormir. Exemplo disso foi a chamada de atletas dos diversos clubes à seleção de sub 21, onde clubes como o Boavista, Leões Porto Salvo, Caxinas, Benfica, Sporting, Quinta dos Lombos e Braga serão representados por vários atletas.
    Acredito na transparência do processo e opiniões serão sempre opiniões.
    Boa tarde a todos.

    ResponderEliminar